Informações Úteis

EXPRESSÕES DO MERCADO IMOBILIÁRIO

Para decidir sobre a compra do imóvel é necessário pesquisar o mercado antes de fechar negócio, contando sempre com assessoria de profissionais experientes no setor.

 

Conheça os principais termos e expressões utilizados no setor imobiliário.

 

Agente Financeiro: Instituição pública ou privada, que intermedia e aplica recursos financeiros com autorização do Banco Central do Brasil.

 

Amortização: Pagamento realizado para abater (reduzir) o Saldo Devedor.

 

Alienação Fiduciária: Transferência de um bem, para o credor em garantia do pagamento da dívida. O comprador possui a posse e mediante a quitação adquire a propriedade definitiva.

 

Análise de Crédito: Consiste no estudo das condições apresentadas pelo proponente para a obtenção do crédito, definindo as melhores condições de acordo com o perfil.

 

Cartório de Registro de Imóveis (CRI): Órgão responsável pelo registro de informações sobre os imóveis de determinada região.

 

Custo Efetivo Total (CET): O custo total pago em uma contratação de crédito.

 

Credor: Originador do crédito, a quem deve ser feito o pagamento pela operação realizada, possui os direitos do bem até a quitação da dívida.

 

Danos Físicos ao Imóvel (DFI): Seguro obrigatório quando se contrata um financiamento imobiliário, cobre danos como incêndios e inundações.

 

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS): Conta aberta pelo empregador com depósitos mensais de 8% correspondente ao valor do salário pode-se resgatar o saldo da conta em casos de demissão ou aquisição de residência.

 

Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM): Um índice econômico usado para atualização dos valores, geralmente aplicado sobre as parcelas com vencimento após a emissão do habite-se.

 

Índice Nacional da Construção Civil (INCC): Um índice econômico adotado na fase de construção para atualização dos valores, refletindo a evolução dos custos da construção.

 

Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU): Tributo cobrado sobre terrenos e edifícios recolhidos pela prefeitura.

 

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI): Tributo pago à prefeitura sempre que houver transferência de propriedade.

 

Matrícula: Documento com todas as informações do imóvel, uma espécie de documento de identidade do imóvel, contendo informações de área, localização e proprietários.

 

Morte e Invalidez Permanente (MIP): Seguro obrigatório quando se contrata um financiamento imobiliário, cobre sinistro com um dos participantes.

 

Price: Sistema de amortização onde um percentual fixo da dívida é amortizada desde o início do financiamento. As parcelas iniciais são menores do que as outras formas de amortização, mas a amortização é menor que os juros pagos.

 

Proponente: Aquele que propõe, apresenta uma proposta de financiamento.

 

Quitação: Pagamento total do saldo devedor do financiamento.

 

Sistema  de amortização constante (SAC): É um dos tipos de sistema de amortização utilizados em financiamentos imobiliários. A principal característica do SAC é que ele amortiza um percentual fixo do saldo devedor desde o início do financiamento. Esse percentual de amortização é sempre o mesmo, o que faz com que a parcela de amortização da dívida seja maior no início do financiamento, fazendo com que o saldo devedor caia mais rapidamente do que em outros sistemas de amortização.

 

Sistema brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE): Órgão que regula o uso dos recursos da poupança para financiamentos imobiliários.

 

Saldo devedor: Saldo devedor de um financiamento é a diferença entre o valor financiado reajustado e o valor total que já foi amortizado (pago) até o momento.

 

Sistema Financeiro de Habitação (SFH): Consiste em uma linha de financiamento habitacional para pessoas físicas disponíveis nos agentes financeiros, com utilização de recursos da caderneta de poupança e FGTS.

 

Sistema Financeiro Imobiliário (SFI): Criado para financiar imóveis para pessoas físicas com utilização de recursos do mercado financeiro (bancos, financeiras entre outros).

 

Taxa Referencial (TR): Taxa mensal definida pelo Banco Central do Brasil, referência para o resgate da poupança e financiamento imobiliário.

Agente Financeiro: Instituição pública ou privada, que intermedia e aplica recursos financeiros com autorização do Banco Central do Brasil.

A seguir algumas informações sobre os custos da documentação de seu imóvel.

 

  • Cartório de Registro de Imóvel (CRI)

 

O registro do contrato é um procedimento determinado por Lei, pois, é o ato que declara quem é o verdadeiro proprietário do imóvel, quando uma escritura de compra e venda de um imóvel é levada ao Cartório, seu registro é feito na matrícula.

 

O registro do imóvel deve ser feito no Cartório respectivo da sua localização: bairro, município ou comarca.

Exigências para obter o desconto de 50% no registro do contrato

 

O imóvel deve ser o primeiro adquirido pelo comprador, com financiamento no âmbito do SFH (Sistema Financeiro de Habitação).

 

A conclusão do registro do contrato ocorre no período de 7 a 30 dias (uteis) dependendo do Cartório de imóveis.

 

  • ITBI (Imposto de transmissão de bens imóveis)

Tributo cobrado pela prefeitura sempre que há transmissão de propriedade de bens imóveis. Seu valor é determinado de acordo com a legislação do município.

 

  • Tarifas Bancárias

Variam conforme a instituição financeira, as mais comuns são, taxas de pesquisa e vistoria do imóvel e tarifa de emissão do contrato.

Registro do primeiro imóvel tem 50% de desconto

Além dos programas do governo, facilidades de crédito e queda das taxas de juros, a compra do 1º imóvel tem se tornado uma prática comum entre os brasileiros. Um benefício que é oferecido pelos cartórios de registro de imóveis é o desconto de 50% no registro do 1º imóvel, como forma de incentivo na aquisição e registro da casa própria.

Para obter os benefícios é necessário atender algumas exigências:

Deve ser a primeira aquisição e o comprador não pode possuir outro imóvel ou financiamento ativo.

Deve se utilizar recursos do SFH (Sistema Financeiro de Habitação).

Deve ter finalidade de moradia.